A Rádio Justiça entrevistou, nesta segunda-feira (24), a advogada Maria Vitória Abagge, sócia da Abagge Advogados, para esclarecer sobre as mudanças trazidas pela Portaria 1.419 à Norma Regulamentadora 01 (NR-01).
A advogada explicou que a NR-01 complementa normas já existentes de medicina e segurança do trabalho e passa a incluir os riscos que podem agravar doenças psicossociais, como jornadas extenuantes, cobranças excessivas de metas, coação e assédio, entre outros.
Maria Vitória destaca ainda a obrigatoriedade imposta às empresas de adotarem iniciativas próprias, realizando palestras de conscientização, implementando medidas de prevenção a qualquer tipo de risco e monitorando eventuais situações que possam surgir no ambiente de trabalho, inclusive para colaboradores em home office.
Para a especialista, além de melhorar o ambiente de trabalho tanto para os funcionários quanto para a empresa, a adoção das novas diretrizes tende a reduzir os custos gerados por afastamentos em excesso, minimizando o impacto na Previdência Social.