Roberta Amorim analisa impacto da revogação do aumento do IOF no setor da construção civil

A advogada Roberta de Amorim, consultora jurídica da Abagge Advogados, concedeu entrevista ao portal Cimento Itambé sobre os reflexos da revogação do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no setor imobiliário e da construção civil.

Segundo Roberta, a medida representa um alívio ao reduzir a carga tributária sobre operações de crédito, o que pode beneficiar empresas incorporadoras, loteadoras e da construção civil. “Com a redução dos custos operacionais e financeiros, pode haver uma melhora no preço dos imóveis, principalmente naqueles apresentados na planta”, destacou.

Apesar do cenário positivo, a advogada alerta para a permanência do IOF mesmo após a Reforma Tributária, já que se trata de um imposto com finalidade extrafiscal. “O uso abusivo de sua cobrança pode gerar reação política, judicial e econômica”, pontuou. Roberta também destacou que o setor depende fortemente de capital de terceiros, e que as recentes alterações elevaram o custo de financiamento, especialmente para empresas de menor porte.

Confira a nota completa no portal.

Publicações Relacionadas