Membro Fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo e Sócio-Fundador da Abagge Advogados Associados, Luiz Antonio Abagge palestrou sobre a reforma trabalhista e seus reflexos na atividade notarial
Entre os dias 16 e 18 de maio, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) recebeu o XXIII Congresso Notarial Brasileiro. O evento foi promovido pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) e sua seccional do Paraná (CNB-PR). Entre os temas desta edição estavam os novos desafios do setor diante das mudanças da sociedade e das relações entre os cidadãos.
PRIMEIRO DIA: ABERTURA E HOMENAGENS
A cerimônia inicial contou com a palestra magna do historiador Leandro Karnal, sobre a dificuldade de romper com aspectos tradicionais e a necessidade de modernização.
Na abertura oficial do Congresso, foi concedida a Ordem do Mérito Notarial a pessoas que ao longo da vida e trajetória profissional, contribuíram para o desenvolvimento da atividade notarial brasileira. Foram homenageados o tabelião aposentado Carlos Luiz Poisl, o notário Zeno Veloso, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional da Justiça (CNJ), Márcio Evangelista Ferreira da Silva e o presidente a União Internacional do Notariado (UINL), José Marqueño de Llano.
Estiveram na mesa de abertura o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Paulo Roberto Gaiger Ferreira; o presidente da União Internacional do Notariado (UINL), José Marqueño de Llano; o advogado e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Henrique Nelson Calandra; o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional da Justiça (CNJ), Márcio Evangelista Ferreira da Silva; o presidente da Academia Notarial Brasileira (ANB), Ubiratan Pereira Guimarães; e o coordenador do Núcleo Regional da Casa Civil em Foz do Iguaçu, Gessani da Silva. Outras autoridades presentes na solenidade foram o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador Renato Braga Bettega e o Corregedor da Justiça do Estado do Paraná, desembargador Mário Helton Jorge.
Ainda durante a ocasião, o presidente Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Angelo Volpi Neto, passou a presidência do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB-PR) para Mônica Maria Guimarães de Macedo Dalla Vechia.
SEGUNDO DIA – PALESTRAS E DEBATES
No segundo dia, Luiz Antonio Abagge, sócio fundador da Abagge Advogados Associados e membro fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), falou sobre a reforma trabalhista e seus reflexos na atividade notarial. A notária catarinense Dayse Erhardt presidiu a mesa.
Os presentes participaram, ainda de palestras do empreendedor, educador e autor Tiago Mattos, do membro ativo do Comitê Gestor da Internet e do Comitê de Segurança da Informação da Presidência da República, Renato Martini, e do advogado Fernando Botelho.
TERCEIRO DIA – PALESTRAS E DEBATES
No terceiro e último dia, palestraram o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia Cristiano Chaves, a especialista em Direito Notarial Maria Gabriela Venturoti Perrota, o mestre em Direito Márcio Evangelista Ferreira da Silva e a advogada Karin Regina Rick Rosa.
Eventos anteriores: